O Brasil já conta com 125 produtos com origens protegidas, incluindo o famoso Café de Alta Mogiana! Este registro de Indicação Geográfica (na categoria de Indicação de Procedência) foi realizado por nós, da Multmarcas, garantindo a proteção e o reconhecimento desse produto tradicional de alta qualidade.
Mas o que é Indicação Geográfica?
De acordo com o Guia Básico de Indicação Geográfica do INPI:
“A Indicação Geográfica (IG) identifica a origem de um produto ou serviço que possui qualidades específicas devido à sua origem geográfica, ou que se originou de um local conhecido por esse produto ou serviço. A proteção conferida por uma IG, além de preservar as tradições locais, pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando benefícios para produtores, prestadores de serviço e consumidores.”
Denominação de Origem x Indicação de Procedência
De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (LPI), existem dois tipos de Indicação Geográfica: Indicação de Procedência e Denominação de Origem.
- Indicação de Procedência: Refere-se ao nome geográfico de uma região ou localidade que se tornou conhecido como centro de produção de determinado produto ou serviço.
- Denominação de Origem: Refere-se ao nome geográfico de uma região onde as qualidades ou características do produto ou serviço dependem exclusivamente de seu meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.
Você sabia?
A primeira indicação geográfica no Brasil foi a dos vinhos do Vale do Vinhedo (RS), e a primeira do mundo foi a do Vinho do Porto (Portugal). Ambas foram importantes para proteger os produtos contra falsificações e valorizar a produção local.
Café de Alta Mogiana
A Alta Mogiana é uma região tradicionalmente conhecida pela produção de café, localizada ao norte do estado de São Paulo. Com altitudes que variam de 900 a 1000 metros, a região tem temperaturas médias anuais de 21°C no verão e 17°C no inverno, o que proporciona um ambiente perfeito para o cultivo de cafés de alta qualidade.
Desde o registro da Indicação Geográfica em 2013, o Café de Alta Mogiana se beneficia de proteção legal, assegurando a origem e as características únicas dos cafés produzidos na região, além de promover a cultura dos seus produtores.
E você, já pensou em proteger seu produto com uma Indicação Geográfica?
Essa é uma excelente forma de evitar falsificações e garantir a valorização do seu produto no mercado. Se você deseja proteger a sua marca e fortalecer a identidade do seu produto, conte com a Multmarcas!
Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp, estamos preparados para te atender com a excelência e comprometimento com a prosperidade do seu negócio.Siga-nos no Instagram
Fonte:
Site do Café Alta Mogiana | Guia Básico de Indicação Geográfica do INPI | A importância da Indicação Geográfica para o café
Quer saber se sua marca está disponível para registro?
Mande um e-mail para multmarcas@multmarcas.com.br ou fale aqui direto no WhatsApp com um consultor e receba uma pesquisa de marca gratuita.