Estados Unidos (EUA) e China lideram o ranking de países mais criativos, segundo uma lista preparada pelo site Betway Insider, com base nas informações da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Sim, o número de patentes foi o critério usado para definir “criatividade” neste ranking.
Coincidentemente ou não, EUA e China são também as duas maiores potências econômicas do mundo, um em cada polo – Ocidente e Oriente. Isso mostra que as patentes têm influência no desenvolvimento econômico. Quanto mais necessárias as invenções, mais se ganha com a detenção da patente.
Vale dizer que a patente é o único recurso legal que permite proteger invenções, graças à segurança governamental oferecida a quem dá vida a um produto. A questão é que, sem a devida proteção judicial, outras companhias podem se apropriar dessas ideias. Ou seja: sem a patente, fica difícil ser único e inovador”, pontua a equipe do Betway Insider.
Dos Estados Unidos, que possui mais de 3 milhões de patentes registradas vêm o smartphone, a internet, o computador pessoal e o cartão de crédito.
Além da China, outros países asiáticos se destacam no topo entre os mais criativos. Eles aparecem entre os cinco com o maior número de patentes. Foi da China (2,3 milhões de patentes) que saíram invenções como a pólvora, a bússola, o álcool e as muito apreciadas cédulas de dinheiro em papel (antes disso era tudo na base das moedas).
O Japão aparece com medalha de bronze de criatividade, com mais de 2 milhões de patentes. Sem as invenções japonesas, sua quarentena teria sido muito mais difíceis. Foram os japoneses que criaram a tela plana, o vídeo game e a fibra ótica, por exemplo.
O Brasil aparece em 34o. no ranking e, segundo o site, precisa de 212.604 patentes para chegar aos 10 mais criativos. Em 2018, foram registradas 31.977 patentes brasileiras.
Os 10 países com maior número de patentes
- Estados Unidos
- China
- Japão
- Coréia do Sul
- Alemanha
- França
- Reino Unido
- Itália
- Rússia
- Suíça
Invenções curiosas de cada país
- Helicóptero e rifle são invenções da Rússia.
- Os suíços criaram invenções como papel alumínio, o velcro e o zíper.
- Na Itália, surgiu o piano, o ballet e o papel carbono.
- Reino Unido foi palco da criação da televisão e do aço inoxidável.
- A França têm várias patentes ligadas à arte, como a arte gótica e o cinema. Mas também é o país de onde surgiu o sistema métrico e a leitura por braille para pessoas cegas.
- Na Alemanha, foram criados a aspirina, o automóvel e a pasta de dente.
via: Valor Investe, por: Isabel Filgueiras.
Quer saber se sua marca está disponível para registro?
Mande um e-mail para multmarcas@multmarcas.com.br ou fale aqui direto no WhatsApp com um consultor e receba uma pesquisa de marca gratuita.